22 de janeiro de 2013

18 – Espinhas



Quem nunca acordou, se olhou no espelho e viu um caroço, grande e vermelho,  ou pequeno e  amarelo no rosto? Pois é amigas, é a famosa espinha, ou acne. As espinhas são um problemas que afeta pessoas de todas idades, mas elas aparecem com muito mais frequência nos adolescentes. Algumas pessoas levam sorte e passam toda a adolescência sem  ter uma espinha sequer. Garotas, vou dar uma dica, eu sei que é difícil mas não esprema as espinhas. Espremer as espinhas causa irritação, podendo propagar a infecção para outras camadas da pele, causando cicatrizes permanentes e deixando marcas na pele. A forma mais comum de manifestação das espinhas é pela produção em excesso das glândulas sebáceas, ocasionada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona.
Há também os casos de proliferação de bactérias que se localizam no folículo piloso (região interna da pele em torno dos pêlos). Essas bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos – que irritam a parede do folículo.
Para prevenir o aparecimento das espinhas, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada. Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas. A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.
Bom, é isso. Se começar a aparecer muitas espinhas não se preocupe é uma fase que logo passa, só não esprema as espinhas, para não ficar com o rosto manchado ou cicatrizado.
Por: Geisa Bomfim
Bjinhos, Garota do Blog s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário